PROJETO ITALIANO
Livro: Piccolo Blu e Piccolo Giallo
- Leo Lionnni
OBJETIVOS:
Proporcionar uma maior integração e motivação dos alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I, interagir com
o Laboratório de Informática Educativa, com a leitura do Livro Piccolo Blu e
Piccolo Giallo, desenvolvendo a ilustração do livro através dos softwares
disponíveis.
ESTRATÉGIAS: A
Professora da Sala de Aula inicia o Projeto do Livro Pequeno Azul e Pequeno
Amarelo, com a leitura do livro em
Português.
Proporciona aos
alunos o trabalho da escrita de algumas palavras relacionadas ao livro em
italiano e por fim a Professora faz a leitura do livro em italiano, onde os
alunos têm a oportunidade de conhecer a pronuncia correta das palavras.
A Professora de Sala de Aula juntamente com a Professora do
Laboratório de Informática Educativa dá continuidade ao Projeto através dos
sites Google.it, proporcionando aos alunos interagir com o mundo virtual,
ilustrando o livro e levando os alunos a
conhecer a Língua e Cultura Italiana, com jogos, buscas interativas de imagens
e palavras.
MATERIAL: Livro
Pequeno Azul e Pequeno Amarelo, caderno, lápis, lápis de cor, lousa, giz,
computador, sites...
PROFESSORAS ENVOLDIDAS:
Assunta Maria do Carmo Riccio Gualberto
Denise Iara de Oliveira
Jussara Maria Favaron Furlan
Rosemeire Lopes Fuga
Professora Colaboradora: Clenilda Guedes
Postado por Jussara M F Furlan
Il nostro Progetto della lingua italiana e la Scuola di Cultura ha coinvolto un numero significativo di studenti nell'arco di questi cinque anni. Si tratta di un progetto in cui è inserito l'inclusione efficacemente in orale, la ricerca e la partecipazione a giochi e le recite in sala computer e presentazioni di canzoni alle feste e celebrazioni a scuola.
ResponderExcluirNosso Projeto da Língua e Cultura Italiana da Escola envolveu um número significativo de estudantes ao longo desses cinco anos. É um projeto no qual está inserida a inclusão efetivamente na oralidade, também realizamos pesquisa e participação em jogos na Sala de Informática e teatro apresentações de músicas em festas e comemorações na escola.
ResponderExcluirNesse projeto levamos aos alunos a Língua e Cultura Italiana, através de atividades, com palavras, músicas e com pesquisas e jogos na Internet (sites: www.baby-flash.com/italiano.html e www.google.it/), e construímos o conhecimento através da interação e participação de todos os alunos. A inclusão foi inserida efetivamente na oralidade.
ResponderExcluirIniciei o projeto juntamente com as professoras citadas, onde o objetivo era levar os alunos a conhecer a lingua italiana e também inserir os alunos com dificuldades, começamos através de músicas, cores, números e saudações.Pudemos perceber que os alunos com NEE sentiam-se motivados a participar. No decorrer dos anos fomos aprimorando e buscando cada vez mais a inclusão dos alunos com dificuldade de aprendizagem assim como a utilização das midias. Ao final minha participação foi como observadora devido a um problema de saúde.O livro foi uma maneira de apresentar ao grupo o trabalho desenvolvido.
ResponderExcluirPude perceber que esse projeto proporcionou uma grande integração entre os professores envolvidos e os alunos. O entusiasmo que eles tinham me motivou a participar das aulas para conhecer um pouco da Língua e Cultura Italiana. O desfio foi grande, mas com a união do grupo isso foi superado a cada aula. A oralidade (música) auxiliou muito na interação dos alunos especiais. Ao final os alunos envolvidos além de finalizar com o livro, também realizaram a apresentação da música: A Bella polenta, em uma festividade da escola contagiando o público.
ResponderExcluirAna Carla sua energia e alegria contribuíram muito para o sucesso desse projeto. O melhor é ver o rostinho de alegria dos alunos em estar interagindo com o grupo mesmo com suas limitações e dificuldades.
Excluir