terça-feira, 16 de abril de 2013

La lingua e cultura per i bambini

PROJETO ITALIANO
Livro: Piccolo Blu e Piccolo Giallo  -  Leo Lionnni
OBJETIVOS: Proporcionar uma maior integração e motivação dos alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I, interagir com o Laboratório de Informática Educativa, com a leitura do Livro Piccolo Blu e Piccolo Giallo, desenvolvendo a ilustração do livro através dos softwares disponíveis.
 
ESTRATÉGIAS: A Professora da Sala de Aula inicia o Projeto do Livro Pequeno Azul e Pequeno Amarelo, com a  leitura do livro em Português.
Proporciona aos  alunos o  trabalho da escrita  de algumas palavras relacionadas ao livro em italiano e por fim a Professora faz a leitura do livro em italiano, onde os alunos têm a oportunidade de conhecer a pronuncia correta das palavras.
A Professora de Sala de Aula juntamente com a Professora do Laboratório de Informática Educativa dá continuidade ao Projeto através dos sites Google.it,  proporcionando  aos alunos interagir com o mundo virtual, ilustrando o livro e  levando os alunos a conhecer a Língua e Cultura Italiana, com jogos, buscas interativas de imagens e palavras.
MATERIAL: Livro Pequeno Azul e Pequeno Amarelo, caderno, lápis, lápis de cor, lousa, giz, computador, sites...
PROFESSORAS ENVOLDIDAS:
Assunta Maria do Carmo Riccio Gualberto
Denise Iara de Oliveira
Jussara Maria Favaron Furlan
Rosemeire Lopes Fuga
Professora Colaboradora: Clenilda Guedes
Postado por Jussara M F Furlan

6 comentários:

  1. Il nostro Progetto della lingua italiana e la Scuola di Cultura ha coinvolto un numero significativo di studenti nell'arco di questi cinque anni. Si tratta di un progetto in cui è inserito l'inclusione efficacemente in orale, la ricerca e la partecipazione a giochi e le recite in sala computer e presentazioni di canzoni alle feste e celebrazioni a scuola.

    ResponderExcluir
  2. Nosso Projeto da Língua e Cultura Italiana da Escola envolveu um número significativo de estudantes ao longo desses cinco anos. É um projeto no qual está inserida a inclusão efetivamente na oralidade, também realizamos pesquisa e participação em jogos na Sala de Informática e teatro apresentações de músicas em festas e comemorações na escola.

    ResponderExcluir
  3. Nesse projeto levamos aos alunos a Língua e Cultura Italiana, através de atividades, com palavras, músicas e com pesquisas e jogos na Internet (sites: www.baby-flash.com/italiano.html e www.google.it/), e construímos o conhecimento através da interação e participação de todos os alunos. A inclusão foi inserida efetivamente na oralidade.

    ResponderExcluir
  4. Iniciei o projeto juntamente com as professoras citadas, onde o objetivo era levar os alunos a conhecer a lingua italiana e também inserir os alunos com dificuldades, começamos através de músicas, cores, números e saudações.Pudemos perceber que os alunos com NEE sentiam-se motivados a participar. No decorrer dos anos fomos aprimorando e buscando cada vez mais a inclusão dos alunos com dificuldade de aprendizagem assim como a utilização das midias. Ao final minha participação foi como observadora devido a um problema de saúde.O livro foi uma maneira de apresentar ao grupo o trabalho desenvolvido.

    ResponderExcluir
  5. Pude perceber que esse projeto proporcionou uma grande integração entre os professores envolvidos e os alunos. O entusiasmo que eles tinham me motivou a participar das aulas para conhecer um pouco da Língua e Cultura Italiana. O desfio foi grande, mas com a união do grupo isso foi superado a cada aula. A oralidade (música) auxiliou muito na interação dos alunos especiais. Ao final os alunos envolvidos além de finalizar com o livro, também realizaram a apresentação da música: A Bella polenta, em uma festividade da escola contagiando o público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Carla sua energia e alegria contribuíram muito para o sucesso desse projeto. O melhor é ver o rostinho de alegria dos alunos em estar interagindo com o grupo mesmo com suas limitações e dificuldades.

      Excluir